Foto Marcus Welby sentado em um parque com o violão ao lado

acadêmica, com a especialização latu senso em fonoaudiologia, na Universidade Do Estado Da Bahia - UNEB, onde conclui a pós-graduação em 2001. Dessa experiência, Welby é convidado a lecionar duas disciplinas, no curso de fonoaudiologia , na Universidade do Estado da Bahia, onde permaneceu como professor visitante até 2009.

 

Aos 24 anos, já com grande maturidade vocal e interpretativa, participa do festival de música gospel, no teatro da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. A partir dessa experiência, é convidado pela antiga gravadora Gradientti para gravar um CD Gospel. Aos 25 anos, Marcos Welby confirma a sua vocação para a música, sendo aprovado no vestibular da Universidade Federal da Bahia – UFBA, na qual concluiu licenciatura em Música em 2004.

 

Aos 27 anos desenvolve o Projeto "Arte Integração", dando origem ao grupo vocal de mesmo nome. O grupo é formado por cinco músicos de grande talento musical: Jean Luís (violão e vocal), Ocimar Franco (violão), Alan Delineo (vocal), Magary Lord (percussão) e Marcus Welby (vocal e flauta). O quinteto viajou pelo interior da Bahia, além de outros Estados do Nordeste. Dessa experiência, Marcus Welby participa do ‘Troféu Caimmy’ em 2000; do ‘Projeto Top Demo’, da TVE da Bahia, no mesmo ano; e do Festival ‘Arte sem barreiras’, em Aracajú (SE), em 2001.

 

Além de suas experiências profissionais como programador e musico, Welby atuou como radialista na rádio Globo FM de Salvador, entre os anos de 1999 e 2000, onde teve a oportunidade de interagir com bandas e músicos famosos da MPB, a exemplos de Fat Family, Lulu Santos, Ivete Sangalo, entre outros.

Aos 29 anos separa-se do quinteto para seguir carreira solo, já com um repertório autoral inédito, o que lhe rendeu em 2005 o lançamento de seu primeiro CD: ‘Não é só um sonho’. De lá para cá, o músico vem se destacando em vários trabalhos em Salvador, seja na área social, seja na área cultural, a exemplo do espetáculo denominado "Os Quatro", com as participações da premiada cantora baiana Mariene de Castro, do coreógrafo Deo Carvalho e da dançarina Ninfa Cunha. O espetáculo estreou no Teatro do Instituto Social da Bahia – ISBA, em julho de 2007.

 

Biografia

Músico, compositor, intérprete, professor doutor em educação, escritor de várias publicações, marcus welby nasceu em Salvador - Bahia, aos 21 de maio de 1973. Aos 14 anos iniciou o seu aprendizado musical com aulas de violão, demonstrando, de dronto interesse com o instrumento, que tem significado extra musical na trajetória do artista.

 

 

Entretanto, Marcus Welby não compreendia que era dotado de um talento ímpar, buscando diversas outras formações, desviando-se do caminho musical. aos 18 anos especializou-se em processamento de dados, pela Escola de Engenharia Eletro-mecânica da Bahia, atuando na secretaria de educação do estado da Bahia, em 1992, como programador de computador. Nesse mesmo período, procurou cursos de massoterapeuta, telemarketing, inglês, dentre outros.

 

Apenas aos 20 anos Welby parece ter intuído a sua verdadeira vocação, prestando seu primeiro vestibular para musicoterapia, concluindo bacharelado nessa área na Universidade Católica de Salvador – UCSAL, em 1998. A partir de 1999, inicia paralelo a trajetória musical, uma caminhada 

img_8122

Aos 34 anos conclui o mestrado e educação musical pela UFBA em agosto de 2007, reafirmando então a sua formação musical. Ao longo de sua trajetória vem se dedicando também ao teatro, tendo realizado diferentes cursos, tais como: curso mostra de verão do teatro vila velha (BA); curso de cinema e TV com o diretor Franklin Albuquerque (BA) e o curso de férias da casa de arte de laranjeiras (RJ), com o diretor Hamilton Vaz Pereira, trabalhou ainda, com o grupo de teatro do professor Manuel Lopes pontes por vários anos.

Atualmente junto à carreira musical ele é doutor em educação pela UFBA, e leciona na rede municipal de salvador, assim como em faculdades e pós-graduações de diversas instituições do ensino superior. No ano de 2010 Welby realizou diversas apresentações divulgando seu II CD ‘dono de mim’ em cidades como: Natal - RN, Recife-PE e em Salvador realizou o show no teatro vila velha no dia 28 de setembro que contou com as participações da cantora Claudia Cunha e o grupo vocal cama de voz.

No ano de 2011 participa de uma publicação do instituto muito especial, na qual destacam obras de 20 artistas com deficiência visual de todo brasil. Além de Welby, a publicação com tiragem para todo país contou com a participação dos músicos Sergio Sá (escritor, cantor e compositor de canções para Fábio JR, Roberto Carlos, etc.) Geovanna Maira (pianista e cantora lírica) dentre outros grandes talentos.